sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Torta de Ricota



Eu posso estar sendo repetitiva, mas não me canso de dizer que amo a versatilidade de alguns alimentos. Não é a toa que amo a berinjela, a abobrinha, a carne moída... enfim. São tantas as possibilidades que temos com os alimentos, tantas opções de pratos doces e salgados, que, poxa vida!! Até me emociono! ;)

Já estive numa "fase berinjela", numa "fase repolho", rs, passei por tantas fases e  agora estou na fase "ricota", rs. Por ela estou em completo encantamento, e por ela eu trago para vocês a "TORTA DE RICOTA" ainda na versão doce(lembram da Torta de Limão ?  ).
Hoje quem vem dar o gostinho da fruta é a "maçã", essa delícia vermelha, carnuda e linda, que levou Eva a cometer o pecado original e que hoje é conhecida pelos seus benefícios a saúde, e é uma das principais frutas a integrar o grupo dos superalimentos.
"A maça diminui o colesterol. Uma maçã média possui aproximadamente quatro gramas de fibra. Uma parte disso está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada a redução dos níveis do colesterol ruim. Isso acontece, pois, segundo o "WebMD", ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo."
Muito bom saber que a maçã é um anjo protetor da nossa saúde, mas se você faz dieta Dukan, é bom saber que, a fruta só é permitida a partir da fase 3, e se esse não for o seu caso, nada impede que você faça a torta e se abstenha do consumo da maçã. Vamos a receita:

Sem a fruta:
Fase ataque
Fase Cruzeiro
Com a fruta:
Fase consolidação/estabilização
10 porções

Ingredientes:

1 ricota magra(entre 280 e 350 g)
2 X de leite desnatado
2 ovos
1 CS de farelo de aveia
2 CS de Pis ou fibra de soja
1 cc de canela em pó(na massa pode ser opcional)
adoçante a gosto(usei 2 cc cheias)
nós moscada
1/2 maçã pequena

Modo de fazer:

Untar um pirex ao modo dukan. Fatiar a metade da maçã e distribuir no pirex. Pulverizar com canela e reservar.






Bater no liquidificador a ricota, leite, ovos, nós moscada, farelo, pis(ou fibra de soja), canela e o adoçante. Despeje sobre a maçã fatiada e levar para assar em forno pré aquecido(180°) até que doure.



Sua torta poderá ser servida em temperatura ambiente ou gelada. Eu prefiro ela gelada e você? 





Espero que aprecie!

                                                   Mil bjux bjux
                                                                  Penha Novais


PS: Receita adaptada

Nenhum comentário:

Postar um comentário