quarta-feira, 19 de março de 2014

Bolo Especial de Aniversário



Oláaa queridas e queridos!!!

Ontem (18/3), foi um dia muito especial, foi o dia do meu aniversário e quem me conheçe sabe como valorizo esse dia, rs. Eu amo fazer aniversário por vários motivos, pela graça de mais um ano de vida, por ser um dia ótimo para festejar com amigos, família... por receber as congratulações, rs, enfim...
Tenho muitos motivos para estar em estado de graça como estou ainda agora, recebi muitas felicitações de meus amigos queridos da vida real e virtual e também ganhei uma festa surpresa da minha filha, rs. Eu havia feito um bolinho para cantar os meus(meus mesmo, rs) parabéns e nem esperava por toda surpresa que ela me fez. Foi tudo tão lindo que estou emocionada até agora!
 Sei o quanto o tempo é valioso para minha filha, e foi por muito amor que ela reservou uma parte de seu tempo para se dedicar a arrumar tudo e por isso eu valorizei cada detalhe da festinha que ela preparou, especialmente o tema escolhido para minha festa, rs, "vaquinhas". Sim, isso mesmo, rs, eu amo o tema "vaquinhas" e tenho elas por todo canto da minha casa, rs. Vocês nem podem imaginar como elas estão bem representadas por aqui, e nada mais justo terem sido escolhidas para ilustrar também a minha festa, rs, mas a estrela desse arranjo todo foi mesmo o bolo, o bolo feito pela Thuani. Eu não saberia partilhar a receita, se a própria Thuani não tivesse explicado como ela fez a montagem e claro, que eu pedi que ela explicasse tudinho, para que eu pudesse vir aqui contar para vocês.
                                                          Mil bjux bjux






Consolidação/Estabilização(na montagem original)


Bolo Especial de aniversário
(ou Bolo da mamãe com amor, como foi batizado pela Thuani)








Você vai precisar dessa receita do Bolo Sensação duplicada.

2 ovos(retire as películas da gema)
2 CS de adoçante culinário
1 pote de iogurte natural desnatado
1 cc(chá) de essência de baunilha
4 CS de leite em pó desnatado
6 Cs de farelo de aveia(uso 5 de farelo e 1 de fibra de soja)
1 caixinha(25g) de pó para pudim zero sabor chocolate
1 CS de fermento em pó

Bata os ovos com o adoçante até ficar cremoso, pode usar batedeira. Adicione o iogurte bata mais um pouco. Acrescente os ingredientes secos, menos o fermento e bata novamente. Se a massa ficar muito dura, coloque algumas colheres de leite líquido desnatado. Por último adicione o fermento em pó e envolva suavemente sem bater. Leve para assar em forno pré aquecido a 180º por 30 minutos. Faça o teste do palito.
OBS: Esse bolo deverá ser dividido ao meio para obter duas partes.


Dica: se estiver em cruzeiro e quiser fazer o bolo de aiversário, use outro bolo ou mesmo o sensação em vez desse bolo de côco.
Vai precisar também de uma receita do Bolo de coco que aprendi com a @jogaucha e que eu já postei na fan page. Você pode ver clicando aqui, mas vou deixar também aqui no blog:

4 ovos inteiros
1 clara
100 ml de leite de coco sem carboidratos(se preferir use leite desnatado)
2 CS de margarina light
3 CS de adoçante culinário(se usar o cacau corrija o doce a seu gosto)
100 g de coco seco ralado sem açúcar, zero carboidrato
1 CS de fermento em pó royal
2 CS de cacau em pó sem açúcar(pode fazer branco se quiser, daí não usa o cacau)


Bater tudo no liquidificador, e assar em forno pré aquecido a 180º por 25/30 minutos ou até que doure. 

Para o recheio vai precisar de:

 4 receitas do leite condensado fake* que ensinei aqui
Dica: faça o LC* de véspera, e na hora de usar se estiver muito duro, acrescente um pouco de leite líquido.
1 caixinha de morangos bem picadinhos




Levar ao fogo por tempo suficiente para adquirir a consistência desejada para recheio(segundo a Thuani, por muito, muito tempo, rs)


Cobertura: 2 caixinhas de creme de leite light,  1 colher de sopa de adoçante e  1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar(verifique se alcançou a cor desejada). Levar ao fogo para engrossar.


Montagem final:

Metade do bolo sensação(molhe com guaraná zero)
recheio
Bolo de coco(molhe com guaraná zero)
recheio
Outra metade do bolo sensação(molhe com guaraná zero)
cobertura

O acabamento foi feito com castanha do pará em lascas porque era a opção que tinha, mas poderia ser coco ralado ou cacau em pó, ou simplesmente a cobertura pura.



Dá um pouquinho de trabalho fazer esse bolo, e por motivos óbvios, rs, eu sugiro que ele seja feito em ocasiões especiais(dá vontade de comer tudo).
Eu e a amiga Grazi Vargas, rs, podemos garantir que ele é dos 'deuses', mas se ainda restar dúvidas os convidados da minha festinha também podem dar o aval deles, rs.


Dicas: Foi usado forma redonda com 23,5 cm de diamêtro. Serve entre 15 e 20 pessoas muito bem.

Ah!!! Ainda temos muito o que falar sobre as guloseimas desse aniversário, depois eu volto. :)


Curta a fan page no facebook:

www.facebook.com/emagrecereuconsegui






Nenhum comentário:

Postar um comentário